Inbound Marketing: o que é e por que aplicá-lo em seu negócio

Inbound Marketing ElevaBD

Você sabe como atrair seu público alvo de maneira eficaz e que gere resultados de vendas? Existem diversas estratégias que podem ser aplicadas para alcançar novos clientes para sua empresa. Entretanto, o Inbound Marketing é uma inovação em atração de leads (possíveis clientes) que reúne etapas simples e complementares. Isso garante com que os interessados no seu produto ou serviço venham até você, e não o contrário, a partir de um conteúdo relevante.

Quer saber como o Inbound Marketing funciona? Preparamos este artigo para você entender melhor a importância de aplicá-lo em seu negócio:

O que é Inbound Marketing e para que serve

O objetivo do Inbound Marketing é atrair e converter clientes a partir de conteúdos que falam diretamente com o público alvo. Isso acontece por meio de canais de busca como o Google, por exemplo, entre outros meios, como blogs e redes sociais. Em contrapartida ao marketing convencional, que vai trás dos clientes, a técnica do Inbound é atrair pela relevância do conteúdo.

Portanto, com o Inbound Marketing, o cliente é quem entra em contato com a empresa, e não o contrário. Para isso, ações estratégicas de atração são realizadas para dar início ao relacionamento com esse potencial cliente. Mas como isso acontece? A partir de um conteúdo personalizado, criado propriamente para sua empresa, o público alvo conhece melhor o perfil do seu negócio, entende a segmentação e define que aquele conteúdo é relevante para ele. Além disso, uma outra vantagem do Inbound Marketing é o fortalecimento da empresa como uma referência dentro do ramo.

Com o contínuo crescimento das tecnologias e inovações no mundo virtual, a necessidade de presença digital é indispensável para qualquer empresa. Com o objetivo de fortalecer essa presença, as técnicas do Inbound Marketing são aplicáveis e adaptáveis a qualquer tipo de negócio, de acordo com o foco de cada um.

Em suma, esse tipo de estratégia de atração de clientes tornou-se essencial para o crescimento de empresas. O que antes era considerado um gasto a mais no caixa, hoje é uma oportunidade de investimento. Ou seja, o marketing hoje tem essa característica porque seus resultados podem ser mensurados. Com isso, é possível saber quantas pessoas visualizaram uma campanha, acessaram o conteúdo e finalizaram o processo de compra. Esses resultados estão muito mais palpáveis hoje do que na década passada.

Em resumo, o Inbound Marketing realiza cinco funções pare aumentar o alcance do seu negócio:

  • Aumenta a visibilidade da empresa;
  • Reduz custos;
  • Atrai o público certo;
  • Oferece conteúdos relevantes;
  • Otimiza as vendas;

 

Etapas do Inbound Marketing

Para trazer resultados do início ao fim do processo de vendas da empresa, o Inbound Marketing trabalha com 5 etapas essenciais para o sucesso na fidelização de novos clientes: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar. Essas etapas são complementares, ou seja, uma depende da outra para que todo o planejamento estratégico funcione da melhor maneira possível.

 

Atrair

Uma das funções do Inbound Marketing é atrair possíveis clientes para o site e, enfim, gerar novos leads. Ou seja, um site sem acessos não gera clientes, e, sem clientes, não existem vendas. Por isso, a atração é a primeira etapa estratégica do Inbound.

O objetivo da etapa de atração é simples. Para não perder tempo em busca de pessoas que talvez possam se interessar pelo seu negócio, o Inbound Marketing trabalha a qualidade do conteúdo. Dessa forma, os possíveis clientes verdadeiramente interessados no negócio entram em contato primeiro.

Mais que números, esse perfil de cliente torna o consumo do que sua empresa tem a oferecer muito mais legítimo e constante. Para isso, existem diversas ferramentas e estratégias para facilitar essa atração, como redes sociais, blogs, anúncios e técnicas de SEO.

 

Converter

A fase de conversão é dependente da atração e completa a primeira etapa. Isso acontece porque o possível cliente precisa não apenas acessar o site, mas sim deixar os seus dados demonstrando o interesse, ou mesmo finalizar uma compra. O processo de conversão realiza o convencimento do lead para seguir adiante e comprar.

Para que esse processo de conversão aconteça, algumas estratégias ferramentas podem ser utilizadas para alcançar resultados. Ofertas especiais e landing pages (página com todas as informações voltadas à conversão de um visitante em lead) são uma boa opção.

 

Relacionar

Nem todos os potenciais clientes estão prontos para finalizar a compra no momento em que o primeiro contato com o seu negócio acontecer. Portanto, entender quem são e respeitar este tempo faz toda a diferença para poder alcançar esse cliente no futuro.

Segundo pesquisas, apenas 3% do público alvo da sua empresa estão na fase de decisão de compra. Ou seja, boa parte dos seus possíveis clientes ainda precisam ser trabalhados, a partir de um relacionamento com o conteúdo do seu negócio.

Podemos amadurecer esses leads, ou até mesmo acelerar o processo de compra, com estratégias como e-mail marketing, por exemplo.

 

Vender

A etapa de venda é o foco principal de qualquer negócio. Todos os esforços e estratégias trabalhadas visaram chegar neste ponto: realizar a venda em si. Esse processo pode acontecer de maneiras diferentes, por meio do website da empresa ou então através de vendedores.

Para chegar até aqui, é essencial manter a nutrição e desenvolvimento dos leads. Esse cuidado é necessário principalmente se o seu produto ou serviço um investimento maior da parte do cliente. Essa é uma das inovações do Inbound Marketing: cuidar dos leads antes mesmo que se tornem clientes, tornando-os parte da jornada de compra desde o zero.

 

Analisar

Por fim, muito além de apenas lucros obtidos, a análise de vendas é um dos diferenciais principais. Essa fase é essencial para entender onde, como e quando seu negócio gera vendas. É importante para definir estratégias ainda mais específicas, de acordo com os objetivos de cada empresa.

Não apenas uma etapa final, a análise de dados também é necessária ao longo de todas as demais fases. É importante acompanhar as campanhas e estratégias realizadas para, ao longo do caminho, investir mais nas ações que deram certo e ajustar as que ainda podem melhorar. Esse acompanhamento faz toda a diferença para alcançar resultados satisfatórios.

 

Garanta os resultados do Inbound Marketing em seu negócio

Agora que você sabe como o Inbound Marketing funciona, vamos aplicá-lo em sua empresa por uma equipe de profissionais capacitados e experientes? Entre em contato conosco e solicite um orçamento agora mesmo!


Comentários

  1. […] saber melhor como o Inbound Marketing funciona? Temos um conteúdo fresquinho sobre o assunto. Ali explicamos todas as etapas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *