Branded Content: o que é o conteúdo de marca e por que é importante utilizá-lo

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O Branded Content – ou conteúdo de marca – é uma importante estratégia de marketing que visa criar e nutrir brand awareness – consciência de marca no seu público. Ela é desenvolvida a partir da produção de materiais em diferentes formatos que têm relação direta com o universo da sua marca.

O Branded Content trabalha com informação e entretenimento, em vez dos tradicionais anúncios, e utiliza fortemente as mídias sociais para fazer isso.

Ele não é feito indiscriminadamente, mas direcionado ao seu público-alvo, gerando valor e agregando algo relacionado a você para esse grupo de pessoas ler, escutar, assistir ou até mesmo interagir. 

Como e por que produzir Branded Content

Uma característica crucial dos bons conteúdos de marca é o impacto instantâneo que eles causam no público, mas não basta apenas causar uma boa primeira impressão: é preciso gerar curiosidade, entreter, instigar as pessoas a “consumirem” suas campanhas.

Além disso, é importante fazer com que as pessoas impactadas pelo branded content mantenham-se interessadas nele o máximo de tempo possível. Isso só é alcançado se esse conteúdo for relevante ao seu público-alvo.

Pense bem: se as primeiras pessoas que tiverem contato com seu branded content forem positivamente impactadas por ele, gerando curiosidade e interesse, elas irão compartilhá-lo com outras pessoas, fazendo com que aquilo atinja o grande público.

Com isso você atinge os principais objetivos dessa estratégia: engajar, aproximar o público do momento de compra (embora não seja o objetivo principal) e gerar brand awareness, conforme dissemos na introdução.

Case de Sucesso

O Branded Content, embora seja relativamente jovem no universo do marketing, já é amplamente trabalhado por algumas das maiores marcas há algum tempo, e a partir disso temos um ótimo exemplo de case que deu super certo:

Campanha “Real Beleza” da Dove

É provável que você já tenha se deparado com algum vídeo dessa campanha, que foi centrada em demonstrar como os padrões de beleza impostos pela sociedade podem ser prejudiciais às mulheres.

Isso foi feito de uma maneira extremamente empática, pois nos vídeos produzidos pela marca uma mulher descrevia a si mesma enquanto um desenhista fazia o seu retrato, e depois uma outra mulher a descrevia, novamente com o mesmo desenhista fazendo seu retrato falado.

Ao final, ambos os retratos eram comparados e deixavam claro o quão rigorosas as mulheres eram ao descrever elas mesmas, enquanto as outras pessoas, com um olhar de fora, tinham visões muito mais positivas sobre elas.

A campanha teve grande impacto em razão do sentimento de empatia que ela transmitiu ao seu público, majoritariamente feminino. A Dove passou a ser vista como uma marca que aprecia, valoriza e enxerga beleza em todas as mulheres.

Ah, e quanto à campanha, chegou a ultrapassar 170 milhões de visualizações no YouTube. Resultados realmente fantásticos para a marca.

Branded Content é Marketing de Conteúdo?

Não! Embora existam algumas similaridades e uma estratégia não anule (e nem deva anular) a outra, o marketing de conteúdo pode ser focado em educar o público, entender melhor seu mercado, enfim, uma série de coisas, mas não na sua marca.

Esse é o papel do branded content, como já dissemos. Ele foca na divulgação e no posicionamento da sua empresa, mas sem impactar suas vendas de maneira direta – embora isso possa acontecer, é claro, como uma consequência da divulgação dos conteúdos.

Quem faz isso é o Marketing de Conteúdo, afinal, ele é parte crucial do Inbound Marketing e se vale do Funil de Vendas, um “caminho” para guiar o potencial consumidor do descobrimento da marca até a compra.

Ou seja, o Marketing de Conteúdo visa aumentar as vendas, enquanto o Branded Content quer melhorar a forma com que sua empresa é vista e falada. 

Além disso, os conteúdos de marca são feitos para momentos e contextos específicos, com objetivo de causar impacto o mais rápido possível. 

Já o Marketing de Conteúdo foca em obter resultados de médio a longo prazo, sem qualquer tipo de busca por um efeito imediato.

Vale destacar, ainda, que o Branded Content busca utilizar referências e formatos mais complexos, pois bebe de fontes como televisão e internet para inspirar as campanhas produzidas. 

Como no exemplo que citamos, da Dove, foi criada uma série de vídeos que utilizou atores, roteiristas, figurinistas, cinegrafistas, enfim uma série de profissionais.

É por esse motivo que muitas empresas contratam uma agência de marketing ou publicidade para criar esses conteúdos, enquanto o marketing de conteúdo possui maior viabilidade de ser trabalhado internamente utilizando os profissionais da própria empresa.

Conclusão 

Deu para entender o que é o Branded Content e por que ele é tão importante para melhorar a imagem da sua empresa? Então agora é hora de colocar em prática, é claro!

Tome cuidado para não cair na armadilha de confundir com o Marketing de Conteúdo para não se distanciar do foco principal: criar brand awareness para a sua marca!


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