Marketing de Conteúdo: o que é e por que é tão importante criar materiais de qualidade
O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais importantes do universo digital. É um dos pilares do Inbound Marketing e ajuda a atrair clientes por meio da produção de materiais de alta qualidade.
Um bom plano de content marketing visa não apenas criar conteúdo para todo e qualquer tipo de canal, de maneira indiscriminada. Na verdade, os materiais produzidos devem ser direcionados aos meios que façam mais sentido para seu modelo de negócios e seu público.
O foco do marketing de conteúdo é levar ao leitor não apenas soluções para suas dúvidas, mas também despertar novos interesses em seus leads e clientes.
Por isso preparamos esse material para que você possa entender melhor a estratégia, seus benefícios e saiba como colocá-la em prática no seu negócio!
Como o Marketing de Conteúdo funciona
O foco do Marketing de Conteúdo é o engajamento do seu público-alvo. O foco dos materiais criados a partir dessa estratégia não é vender, e sim agregar algum valor ao seu leitor. Isso pode surgir por você solucionar um problema que ele possui, tirar uma dúvida, ensinar algo novo, que seja.
É importante compreender esse aspecto educacional do content marketing, pois assim você não cairá na armadilha de fazer materiais para simplesmente se auto-promover, deixando as dores e angústias de quem clicou ou baixou aquele material em segundo plano.
A venda de produtos/serviços é uma consequência dessa estratégia. Ao solucionar um problema através da leitura de um material que você produziu, o leitor irá compartilhar aquilo com outras pessoas e mencionar sua empresa favoravelmente.
Com isso, cada vez mais pessoas terão uma boa percepção da sua empresa, e isso é um fator crucial para quem busca fazer negócio. No momento que seu leitor estiver pronto para fazer uma compra, sua empresa será lembrada de maneira positiva e as chances de ele escolhê-la serão enormes.
Saiba como montar uma estratégia
Um bom Plano de Marketing de Conteúdo contém 4 etapas principais: planejamento, execução, mensuração dos resultados e ajustes.
Planejamento
Nesta etapa você define que resultados precisa alcançar, como pretende alcançá-los (ou seja, que conteúdos e para quais canais você irá produzir), quem estará envolvido e com quais responsabilidades.
Além disso, você irá mapear o persona buyer para saber quem é o seu público-alvo de maneira clara e objetiva e, por fim, definir seus indicadores-chave de performance (KPIs), que serão revistados no final de tudo para entender se a sua estratégia está dando certo e o que deve ser ajustado.
Execução
Hora de pôr a mão na massa! Nesta fase você irá criar os conteúdos que planejou, (sejam eles artigos, e-books, e-mails, etc.) e distribuí-los nos canais em que a seu persona estiver presente, como redes sociais, blog e sua lista de e-mails.
Mensuração dos resultados
Após criar e distribuir seu conteúdo, você irá analisar se a estratégia está dando certo por meio dos seus indicadores-chave de performance. Você os terá estabelecidos a essa altura, o que facilita a percepção dos seus resultados como bons, medianos ou ruins.
Ajustes
Com isso, os KPIs que apresentarem resultados abaixo do esperado poderão ser ajustados conforme a sua necessidade.
Os principais benefícios do Marketing de Conteúdo
Além de gerar valor para o seu persona, uma boa estratégia de marketing de conteúdo traz benefícios bastante valiosos para o seu negócio.
Um ótimo exemplo disso é o aumento do seu tráfego. Segundo a pesquisa da Content Trends feita em 2018, as empresas que fazem marketing de conteúdo têm em média 2,2 vezes mais visitas em seus sites que as demais. Esse número quase dobra caso essas mesmas empresas criem ao menos 13 conteúdos por mês!
Além disso, melhora a percepção da sua marca. Está comprovado que as pessoas costumam comprar de quem elas conhecem e em quem confiam, conforme explicamos anteriormente. Assim, as chances de um leitor fiel do seu blog adquirir um produto ou serviço seu quando estiver precisando, são enormes.
O Marketing de Conteúdo também gera mais engajamento para sua empresa, pois a estratégia visa construir uma relação próxima e constante com um público-alvo previamente definido. Criar materiais de qualidade direcionados à sua audiência aumenta as interações dessas pessoas com a sua marca.
Por fim, você aumenta suas vendas, é claro. Sua estratégia de content foca em guiar seus leads pelo processo de compra e educá-los ao máximo para que possam tomar uma decisão bem pensada. Ao fazer isso corretamente, é natural que cada vez mais pessoas optem por adquirir os seus produtos e serviços.
Conclusão
Com os insumos absorvidos a partir deste artigo, você já pode dar início à sua estratégia e se preparar para colher bons resultados.
Entretanto, se sentir necessidade de resultados ainda mais especializados, conte conosco. Entre em contato com a ElevaBD. Estamos à sua disposição. Fale com a gente!
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