Inbound Marketing: o que é e como criar uma estratégia eficaz para o seu negócio

Inbound Marketing: o que é e como criar uma estratégia eficaz para o seu negócio

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma estratégia essencial que parte da criação e do compartilhamento de materiais de alta qualidade direcionados ao seu público alvo. Esses conteúdos têm como objetivo atrair, conquistar e converter leads em clientes para a sua empresa.

O Inbound Marketing difere bastante do Outbound Marketing, que é baseado na prospecção ativa de clientes ao falar com um grande público, sem que ele necessariamente tenha qualquer conhecimento do que está sendo ofertado.

Sabe aquele comercial que você assiste em sua televisão no intervalo de algum programa? Ele é um exemplo claro do que é Outbound Marketing.

Mas afinal, como o Inbound Marketing funciona?

Essa estratégia parte do princípio de que as pessoas possuem problemas, dúvidas, angústias etc. que precisam ser atendidas a partir de conteúdos de qualidade, que dialoguem com elas e as façam sentir bem acolhidas. Tudo isso é possível a partir das tecnologias que surgiram nos últimos 25 anos. Ou seja, o Inbound Marketing é fruto do Marketing Digital.

Esse princípio é muito importante para entendermos os pilares de um plano de marketing de atração. Mas antes de qualquer coisa, você deve entender qual é o seu público-alvo, ou seja, qual é a parcela de pessoas/negócios que a sua empresa quer atender.

A partir disso, você pode criar a sua persona, que é uma personagem semi-fictícia criada a partir do mapeamento do seu “cliente ideal”. Para criar a sua persona você precisa pesquisar a fundo o que seus clientes fazem, quais são suas dores, desafios, objetivos e problemas. 

Assim você terá um hall de informações valiosas e conseguirá estruturar sua persona e compartilhar com sua equipe, que a partir disso irá criar conteúdos com inúmeros insights, linguagem e características comuns ao que foi obtido durante essa pesquisa.

A importância do Conteúdo no Inbound Marketing

O conteúdo do Inbound Marketing é distribuído em redes sociais, e-mail marketing, blogs, canais de vídeos e o que mais for adequado para a sua marca. O que esses materiais têm em comum é a otimização para os mecanismos de pesquisa, chamado Search Engine Optimization (SEO). 

Para entender o que faz – e o que não faz – sentido para o seu negócio, você deve, mais uma vez, pesquisar. Assim, saberá quais são as redes sociais mais importantes para ocupar, tipos de estratégias de e-mail marketing que deve adotar e mais.

Produzir materiais de qualidade para diferentes canais ajuda a aumentar a visibilidade da sua empresa e a humanizá-la, pois o seu público irá se sentir cada vez mais próximo de você. 

Afinal, como dissemos acima, a sua persona conversa diretamente com aspectos comuns à sua carteira de clientes, mas não apenas isso: ela também tem grande tração com os seus leads e prospects, ou seja, pessoas que já demonstraram algum interesse no seu negócio (respondendo algum formulário, preenchendo alguma landing page, etc.). Isso aumenta suas chances de convertê-los em clientes.

Além disso, ao otimizar seus conteúdos para os mecanismos de busca, você aumenta sua autoridade perante eles e passa a figurar nas primeiras páginas de pesquisa. Assim, passa a aparecer cada vez mais para as pessoas que vão à internet tirar suas dúvidas e resolver seus problemas – o que, muitas vezes, pode resultar em um novo cliente para o seu negócio.

A importância do Funil de Vendas

O Funil de Vendas é um planejamento estratégico do marketing de atração que deve ser alinhado entre as equipes de marketing e vendas. Isso porque ele irá definir o quão eficaz é a sua estratégia a partir de dados concretos sobre atração, encantamento e conversão de leads. 

O Funil acompanha um potencial cliente desde o seu primeiro contato com a empresa até a assinatura de um contrato, e por isso precisa estar o mais alinhado possível entre as equipes envolvidas para otimizar os resultados. Ele é definido por topo (ToFu), meio (MoFu) e fundo (BoFu).

Topo de Funil: É nessa etapa que os visitantes entendem que possuem um problema ou dúvida a ser solucionada, mas que até então não era conhecida. Você deve educá-los com materiais ricos e solicitar o preenchimento de algum formulário para obter seus dados, tornando-os leads.

Meio de Funil: Agora você deve qualificar seus leads, dando dicas valiosas para que eles possam solucionar seus problemas, mas sem necessariamente se colocar como a solução ideal deles a qualquer custo. Amadureça seus leads para que eles possam avançar na jornada de compra.

Fundo de Funil: Nesta etapa os leads estão quase prontos para realizar uma compra. A partir da educação e do relacionamento que você construiu durante as etapas anteriores, estará sendo visto como uma referência e uma provável solução para o problema que eles têm para resolver. É aqui que os seus prospects fecham negócio e se tornam clientes, completando o ciclo do Funil e da sua estratégia de Inbound – que, claro, não se resume a apenas isso.

Conclusão

Ao mapear sua persona, produzir conteúdos de qualidade e otimizados, criar o seu funil de vendas e nutrir seus leads em cada uma das três etapas, você tem em suas mãos uma boa estratégia de Inbound Marketing posta em prática. 

Mas embora esses passos sejam bastante importantes e façam parte de qualquer planejamento bem feito, é necessário entender que o sucesso da sua estratégia não depende apenas disso. Você também precisa monitorar seus resultados e entender os pontos a melhorar. 

Sua taxa de conversão do funil, por exemplo, é uma importante métrica a ser acompanhada para ditar o sucesso do seu Inbound. Ela e outros indicadores como o Retorno Sobre Investimento (ROI) também fazem parte de um plano bem executado e devem ser pautados constantemente nas suas reuniões de resultados e estratégias.

Portanto, não foque apenas nos tópicos centrais do marketing de atração. Dê atenção ao monitoramento de resultados e a partir disso faça os ajustes finos necessários para o sucesso do seu Inbound Marketkng.

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