Por que o Marketing de Conteúdo Visual é importante para meu negócio?

Por que o Marketing de Conteúdo Visual é importante para meu negócio

Você sabe por que o Marketing de Conteúdo Visual é importante para o seu negócio? As redes sociais hoje em dia estão saturadas por diversos conteúdos. Como, então, fazer com que sua empresa se destaque em meio a tantas publicações?

Sabemos que um texto bem elaborado, com técnicas de Marketing de Conteúdo Visual e Inbound Marketing é essencial. Mas, você já parou para pensar que o que pode estar faltando para a sua marca é um maior investimento no Marketing de Conteúdo Visual?  O termo Marketing citado nesse conceito, certamente envolve toda uma estruturação estratégica com lógicas e ciência de mercado para a eficiente, impactante e lucrativa aplicação do Conteúdo Visual.

Se você quer entender melhor como essa estratégia de Marketing de Conteúdo Visual funciona e como aplicá-la, continue lendo este artigo preparado especialmente para você!

 

O que é Marketing de Conteúdo Visual?

O Marketing de Conteúdo Visual é a utilização de diferentes recursos visuais, amparados e impulsionados pela ciência mercadológica para apresentar aos clientes/público alvo seu produto ou serviço da maneira mais eficaz possível, de modo a potencializar a realização de vendas. Ou seja, para seu conteúdo se sobressair aos milhares de concorrentes, fornecedores de produtos ou serviços alternativos e complementares, a mensagem precisa ser simples e impactante. Deve ser transmitida de forma rápida, empática e atrativa, pelos canais adequados, na linguagem que seu público entenda.

Recursos visuais atrativos e dinâmicos possuem a capacidade de despertar o interesse do seu público alvo de forma muito positiva. Dessa forma, destaca sua marca, seus produtos ou serviços dos demais. Afinal, grandes parágrafos de texto não possuem o mesmo impacto que um bom infográfico, por exemplo.

 

Por que o Marketing Visual é importante?

Nos últimos anos, recursos visuais ganharam ainda mais espaço nas principais redes sociais. O Facebook e Instagram passaram a utilizar os stories, assim como o Google desenvolveu a busca por imagem. O público está cada vez mais seletivo em relação às leituras de textos longos. Paradoxalmente e apenas pela relevância do assunto, usamos um pouco a mais de texto para explicar a importância do caráter Visual. O consumidor em geral apenas lê o que lhe seja indispensável. No mais, em tempos em que ninguém quer perder tempo, os conteúdos visualmente impactantes falam mais alto sim e são considerados em primeiro lugar. É aí que entra o Marketing de Conteúdo Visual.

Com isso, cada vez mais as empresas tem utilizados recursos visuais para promover seus serviços e produtos nos poucos segundos em que consegue prender a atenção de seus prospects e clientes. E o melhor: essa estratégia tem gerado grandes resultados! Segundo pesquisas de Marketing, publicações com imagens possuem um engajamento 2.3 vezes maior e, no Twitter, recebem 150% mais tweets. O engajamento desejado, por exemplo, pode ser a leitura de um texto maior com o aprofundamento do conteúdo do interesse, como você está fazendo nesse momento.

 

Quais os principais tipos de conteúdo visual?

Existem diversos recursos e formatos possíveis dentro do Marketing de Conteúdo Visual. Por isso, para ajudar a entender melhor, seguem os principais tipos e seus benefícios:

 

Imagens

O recurso visual mais comum, porém muito efetivo, são as imagens (fotografias e ilustrações). Quando bem elaboradas e direcionadas, dentro de um bom planejamento de Marketing, criam uma percepção extremamente positiva e de impacto para o público.

As imagens, tanto fotografadas quanto ilustradas podem ser desenvolvidas especificamente para um determinado projeto ou adquiridas por meio dos bancos de imagens pagos ou gratuitos e adequadas para os fins pretendidos. Além disso, com tempo e verbas extra, também é possível produzi-las com a contratação de boas agências que aplicarão os melhores recursos, ambientes e cenários do seu próprio negócio para criações únicas e de alto impacto.

Para você entender a importância desse recurso, estudos da área mostram que a junção de texto e ilustrações bem feita tem um desempenho 323% maior do que publicações sem imagens.

 

Vídeos

Você sabia que 80% do tráfego na internet é composto por vídeos? O recurso vem ganhando cada vez mais espaço e em diversos formatos diferentes. Com isso, pelo fato dos vídeos hoje em dia poderem ser produzidos por todos os tipos e portes de empresas, deixa de ser um recurso exclusivo apenas das grandes. Pelo contrário, é no ambiente virtual que os pequenos e médios podem combater com igualdade de recursos. Um bom vídeo feito com criatividade e pouca verba pode ser mais impactante que outro regado com muito dinheiro.

Dessa forma, os vídeos podem ser utilizados para fortalecer a marca. Além disso, também aproxima os seguidores, fortalece e expande o engajamento e ainda potencializar novas oportunidades para aumentar a receita.

 

Infográficos

Lembra que falamos que a união de um conteúdo com texto e imagem é importante? O infográfico veio para ser a perfeita junção entre esses dois recursos. Ou seja, equilibra o design com informações verbais escritas e estatísticas de dados.

Por ser atraente e de fácil compreensão, a combinação destes formatos unidos em um infográfico tem ótimos resultados. Estudos recentes de marketing concluíram que a leitura no meio digital é melhor absorvida por meio de imagens com informações variadas do que apenas um texto simples.

Por que o Marketing de Conteúdo Visual é importante

 

GIF’s ANIMADOS

Normalmente com teor bem humorado, essas pequenas animações são uma forma leve e divertida de transmitir sua mensagem. Para isso, é preciso ser utilizada da maneira correta. Um bom timing, marcações muito bem feitas e criação através das mesmas bases de um longa metragem são essenciais. Mesmo pequeno, um GIF relevante é feito com briefing, planejamento, roteiro e storyboard.

Os GIF’s são recursos ótimos para comunicar um conteúdo mais espirituoso e com grande potencial de alto engajamento. Quanto mais engraçado e inteligente for o GIF, mais engajadas serão as redes sociais do seu negócio.

 

Memes

Os memes são uma febre virtual que continua sempre forte. Mais do que apenas uma brincadeira, esse recurso também são muito utilizado nas estratégias de Marketing bem pensadas. Seguindo uma linha parecida com a dos GIF’s, os memes são trabalhados com diversão e leveza, buscando sutilezas e o lado cômico da mensagem.

Mesmo gerando um bom engajamento, é necessário ter cuidado na hora de usar um meme. É preciso definir sempre os meios e momentos adequados para o conteúdo não ser entendido da forma errada. Os memes podem ser utilizados aliados aos demais recursos já citados, como em vídeo, imagens ou GIF.

Uma observação importante: para que um meme tenha um bom resultado, precisa ter a ver com o momento e trazer uma mensagem que o seu público alvo entenda, afinal são conteúdos temporais e com engajamento bom, porém limitado.

 

Screenshots

Você já pensou que os screenshots, ou capturas de tela, poderiam se tornar um ótimo aliado visual para os conteúdos do seu negócio? Auxiliando para uma comunicação mais clara, os screenshots facilitam explicações por meio de recursos visuais que, se estivessem em texto, seriam muito mais complicadas. Ou seja, a forma como um screenshot apresenta a informação é muito mais rápida, simples e intuitiva do que um texto.

Para utilizá-los, existem diversas ferramentas que facilitam o processo de captura, personalização e armazenamento da imagem gerada.

 

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