Design: Qual a sua importância para as empresas?
Design: Qual a sua importância para as empresas?
As empresas líderes do mercado já perceberam a importância do design para o fortalecimento da marca e estratégia de marketing.
É a partir do design que as marcas conseguem oferecer a melhor experiência ao usuário, isso porque ele amplia a identificação dos consumidores e agrega valor intangível para a empresa.
Mas, você sabe por que esse conceito é tão relevante para os negócios?
Neste artigo, você vai aprender tudo sobre design, desde o que é até os benefícios de implementá-lo. Acompanhe!
O que é Design?
Design é o processo amplo que envolve criar, planejar e desenvolver objetos, sistemas, logomarcas e até edifícios. O principal objetivo é oferecer soluções para as pessoas, sejam soluções físicas ou abstratas.
Trata-se de um conceito muito amplo, por essa razão, há diferentes subgêneros, como o design gráfico, design de interiores, design de produto, design de games e muito mais.
Além disso, há vários fatores que se complementam com o design: como significado das cores, estilos de fontes, gestalt, formatos e desenhos e outros.
Porém, é importante deixar claro que o design não é apenas estética, mas uma experiência que proporciona interação entre o usuário e o ambiente.
Por que o design é importante?
O design agrega valor, já que combina estética à funcionalidade. Problemas são resolvidos por meio desse conceito, pois transforma ideias em soluções.
Para as empresas, esse é um dos principais fatores de sucesso, tanto para proporcionar uma identidade visual forte, como também para a concepção de produtos.
Por meio do design, você conseguirá diferenciar sua empresa no mercado e fazer sua marca ser facilmente reconhecida pelo público.
Também influencia na decisão de compra do consumidor e é capaz de transmitir os valores da marca, além de impulsionar emoções e criar relações com o público.
Benefícios de implementar um design
O design está totalmente ligado com a identidade visual da empresa que, por sua vez, está amplamente relacionada com a forma que o público identifica sua marca e seus produtos.
Mas, afinal, quais são as vantagens de implementar design em sua empresa? Separamos uma lista de benefícios que você precisa conhecer:
#1 Reconhecimento de Marca
Quando você pensa nas marcas mais reconhecidas do mundo, já consegue visualizar o logo, as cores e até as fontes, não é mesmo? Esse é o grande poder do design!
Um design bem feito cria uma sinergia marcante, o que permite que o consumidor reconheça sua empresa rapidamente apenas ao visualizar um logo, por exemplo.
Como consequência, transmite credibilidade e agrega valor à marca.
O reconhecimento de marca pode ser trabalhado para empresas de qualquer tamanho e que oferecem qualquer serviço. Desde um negócio local como clínicas e restaurantes até nichos mais sofisticados, como o mercado financeiro, todos podem ser trabalhados e desenvolvidos.
Aqui também reforçamos a força do design: ele é versátil e funciona com uma boa dose de criatividade!
#2 Produção de uma identidade visual única e diferenciada
Sabia que a identidade visual aliada ao conteúdo visual de toda a comunicação da empresa contribui para a forma como sua marca é percebida pelo público?
Por essa razão, ela deve ser única, além de transmitir os valores e as características da empresa.
Quando isso ocorre, a marca atinge o público-alvo com maior impacto e transmite credibilidade.
Além disso, essa é uma das melhores maneiras para se diferenciar no mercado, ainda mais no ambiente digital, onde a competição pela atenção do consumidor é bastante acirrada.
Um bom design pode ser decisivo na jornada de compra do consumidor.
Para chegar nessa produção é possível usar a metodologia de design thinking, que é o processo de buscar soluções por meio de reflexões, análises e experimentações.
#3 Proximidade e empatia com o público
O design e tudo que uma marca representa facilita na fidelização de clientes, já que gera empatia e proximidade com o público.
E isso traz outros pontos positivos, como maior facilidade para atrair novos clientes e aumento de vendas.
Para estreitar ainda mais essa relação com o público-alvo, avalie promover sorteios. Outra interação pode ser por meio de brainstorm com os consumidores mais ativos na mídia, para levantar quais são as palavras que mais representam a sua empresa.
Uma identidade visual forte é facilmente reconhecida nas redes sociais. Promover conteúdos criativos, bem desenvolvidos, relevantes e com um design chamativo atrai o consumidor para a interação e engajamento com a marca.
#4 Clareza na comunicação
Quando a comunicação e o design estão alinhados com a empresa e seu público-alvo, traz mais clareza na hora de transmitir mensagens.
Claro que, para isso, a comunicação deve ser totalmente alinhada com o público que você deseja atingir.
Ações de marketing de conteúdo também são assertivas para a empresa ser clara em sua comunicação. Isso alinha o que é feito para o blog e repassado para as outras redes sociais.
Quando feita de forma assertiva, a união entre a apresentação visual e a linguagem da marca fortalece a imagem da empresa, além de favorecer a atração e retenção de clientes.
Conclusão
Design é uma ciência capaz de trazer excelentes benefícios para as empresas que reconhecem o valor desse processo de criação.
Maior reconhecimento da marca no mercado e aumento da fidelização de clientes são algumas das vantagens de investir nesse processo criativo.
Além de proporcionar benefícios que impactam diretamente nos resultados da empresa, também é uma poderosa estratégia para se diferenciar no mercado, especialmente na era digital.
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