O que é Design Thinking? Conheça essa Especialidade como Ferramenta de Gestão
O que é Design Thinking?
O que é Design Thinking? Definimos Design Thinking como um conjunto de princípios que podem ser aplicados por diversas pessoas a uma variedade de problemas. Contudo, vai muito além disso. Traduzindo ao pé da letra, Design Thinking significa pensamento de design. Seu foco é a criação de pensamentos focando em melhorias de um meio estudado. Um design thinker não está preocupado apenas com na resolução de um problema relacionado à área do design. Mas também em todos os outros fatores que possam estar influenciando.
Design Thinking é um processo exploratório, no qual novas descobertas poderão surgir e trazer novas ideias a serem exploradas. Essas descobertas motivaram a equipe e trarão novos insights que apontaram a novos rumos mais promissores. Também existe a possibilidade de no meio do processo perceber que o caminho percorrido é improdutivo. Neste caso é indicado partir para outros rumos, mesmo que isso custe tempo, pois é melhor falhar várias vezes e alcançar o sucesso do que ficar estagnado.
O que é abordado no Design Thinking?
São analisadas restrições como: O que é funcional num futuro próximo? Qual a possibilidade de execução? E a qual atração/necessidade que as pessoas sentem pelo produto ou serviços a serem desenvolvidos? Esses fatores poderão ser repensados ao longo do projeto dando ênfase as necessidades humanas fundamentais. Essas restrições são trabalhadas com criatividade e o foco é mudado do problema para o projeto, uma vez que o projeto é o que leva a ideia do conceito a realidade. Esse processo ocorre através de muita paciência e contato entre todos os envolvidos no processo.
Um processo de Design Thinking diverge de práticas de negócios tradicionais, pois não é previsível e tedioso, é flexível e interdisciplinar. Esse diferencial permite a liberdade de pensamento que vem a inspirar pessoas e incentivar ideias coletivas fazendo com que sejam alcançados resultados surpreendentes.
Recommended Posts
O que é Omnichannel e como criar uma estratégia eficaz para o seu negócio
25 de abril de 2022
Design: Qual a sua importância para as empresas?
27 de julho de 2021