Inbound Marketing e Outbound Marketing: Quais as diferenças?

Inbound Marketing e Outbound Marketing

O avanço das tecnologias e redes sociais fazem com que tanto o marketing quanto a venda se adaptem a uma nova realidade. E com essa necessidade, passamos a entender melhor as estratégias do negócio e do público, e qual é a melhor forma de atingir os objetivos do negócio.

Inbound e Outbound são ambas formas de se trabalhar as estratégias de marketing e vendas dentro de uma empresa. Ambos são importantes e devem levar ao mesmo resultado: aumento das vendas, apesar de terem formas diferentes de atingir este objetivo. Mas existem algumas diferenças que vamos tratar neste artigo.

O que é Inbound Marketing?

Em português, o termo “Inbound Marketing” quer dizer “Marketing de Atração”. Imagine que o seu cliente precise resolver um problema e resolva pesquisar por ele antes na internet, ou consultar algum amigo nas redes sociais.

Este é o “micromomento” que inicia uma jornada no Inbound Marketing. A principal ideia das ações de Inbound Marketing é despertar a atenção do lead e fazer ele ir até a empresa, se interessando por aquilo que a marca oferece. Isso atrai e fideliza o cliente.

A produção de conteúdo é o fator principal para gerar a atração com os consumidores, afinal, o consumidor busca pela informação e deve chegar até a sua empresa, que precisa criar conteúdo de qualidade e que resolva o problema do seu público.

Para isso, é necessário entender quem é o público, quais são seus interesses, suas dores, dúvidas e desafios, para então propor conteúdos que resolvam essas questões.

 

O que é Outbound Marketing?

O termo “Outbound Marketing” também é conhecido como “Marketing de Interrupção”. Isso porque é um método de prospecção ativa, em que são utilizados formatos que interrompem a rotina diária do público.

Nesse cenário, a ideia principal é de ir ativamente atrás do cliente, oferecendo de forma direta os produtos e serviços da empresa.

Assim, no outbound marketing, você identifica perfis de potenciais clientes e já começa a abordá-los, por meio de e-mail marketing de prospecção, telemarketing, propagandas, anúncios e flyers.

Em eventos que a marca participa, para firmar o networking e lembrança da marca, é interessante pensar também em distribuição de brindes corporativos – e esta é uma forma assertiva e direcionada de ação de outbound.

Principais diferenças entre Inbound e Outbound

Como vimos, ambas as estratégias têm o seu valor e reconhecimento do mercado. Cada uma com sua visão pode te ajudar a atingir os resultados esperados. O planejamento de marketing vai oferecer o tom necessário para auxiliar na tomada de decisão.

Porém, aqui vamos detalhar melhor os principais pontos de divergência de cada estratégia:

#1 Como o consumidor chega até a empresa

Um grande ponto de divergência na estratégia é quem está atrás de quem.

No Inbound Marketing, um visitante vai até a empresa a partir de um conteúdo disparado pela empresa. Por outro lado, no Outbound Marketing, a empresa dá o pontapé inicial.

Com as ações de Inbound, a empresa recebe leads mais qualificados, uma vez que os clientes tomam a iniciativa de resolver um problema. Já no Outbound, a empresa cria uma lista de prospeção e entra em contato com esses potenciais clientes.

#2 Custos e ROI

Aqui é importante ressaltar que depende bastante do seu objetivo.

Como o Inbound é mais focado no meio digital e na produção de conteúdo, ele é considerado uma estratégia mais barata e fácil de mensurar. Porém, o ROI (retorno sobre o investimento) demora mais para se apresentar.

Isso ocorre porque a reputação de um blog não se constrói do dia para a noite e o Google demora a indexar todos os conteúdos.

O processo de Outbound tende a ser mais caro no início, pois vai ter uma equipe responsável para pesquisar pelo público, gerar as listas e prospectá-los. Mas ele traz resultados mais rápidos quando o processo e o time de vendas é eficiente.

Nesses casos é válido entender como está o fluxo de caixa da empresa e verificar qual opção é melhor para investir dentro do orçamento geral da empresa, para então recorrer ao cartão corporativo para finalizar a ação!

#3 Qualidade do Conteúdo

No Inbound, logo de início pensamos em conteúdos e temas que são relevantes para a persona da empresa. E constantemente produzimos conteúdo similares para manter a comunicação assertiva.

Porém, no Outbound, é necessário ir até o cliente e despertar a vontade dele querer continuar a conversa com você. Por isso é importante personalizar a mensagem e se mostrar preocupado em ouvir o seu cliente.

Enquanto no Outbound, a equipe de vendas identifica o Perfil de Cliente Ideal (o ICP), no Inbound Marketing é feito um estudo do ICP para criar a Persona Com a personificação do cliente ideal, é possível criar conteúdo relevante e de qualidade, que seja “encontrável” no Google e ao mesmo tempo resolva o problema do visitante.

 

Como mesclar as estratégias?

Além das diferenças pontuadas, podemos também identificar traços que transformam essas estratégias em ações complementares. Aliás, reforçamos que por serem diferentes, elas tendem a agregar e gerar mais resultados ao serem trabalhadas em conjunto.

Aqui podemos ressaltar que as ações de Inbound Marketing ajudam a “esquentar” o lead, deixando-o mais propenso a fechar uma compra com a equipe comercial. E isso é possível, justamente pelas ações de Outbound Marketing captarem as pessoas que já se demonstraram interessadas ou ainda as que podem ser fidelizadas.

A fidelização também se fortalece com o Inbound, pois o uso de marketing de conteúdo instrui o cliente e o torna mais fã da marca. Esse conteúdo replicado nas redes sociais tem potencial de atração de novos clientes.

Por exemplo, para otimizar as conversões no final das etapas de fluxo do Inbound, pense em incluir nos e-mails ou nos conteúdos do blog, CTAs de ativação comercial. Com isso, é possível aumentar a chance do lead ter interesse na empresa. E esse interesse vira uma oportunidade para a equipe de vendas trabalhar de forma ativa, com as abordagens de Outbound.

Conclusão

O Inbound e o Outbound Marketing são estratégias distintas, que resultam no aumento de vendas, e, quando trabalhando juntas, podem melhorar ambos os resultados – afinal, enquanto o Outbound Marketing trabalha para criar o Perfil de Cliente Ideal cada vez mais detalhado, é através desta informação que o Inbound Marketing consegue trabalhar com mais qualidade e assertividade para trazer leads cada vez mais qualificados.

Ações complementares podem ser um grande diferencial para sua empresa. Então por que não combinar as estratégias para criar novas oportunidades no mercado?

Entenda o seu potencial cliente e chegue até ele da forma mais assertiva, atraindo e fidelizando cada vez mais consumidores qualificados.


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