Comunicação e Semiótica: Como aplicar para resultados de excelência

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Ao olhar para o Marketing com a intenção de “achar um sentido”, seja de um comercial, uma embalagem, ou um cartaz, é comum associar significados aos símbolos presentes. O significado que atribuímos a objetos pode variar conforme a nossa experiência prévia. Para auxiliar as compreensões relacionadas a Comunicação e Semiótica, estudamos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos. Isto é, sistemas de significação.

A Semiótica estuda os signos, símbolos e a atribuição de significado a eles. Revelando-se uma recurso importante no Marketing e, especificamente, no Design e na Publicidade. Fortalecendo as relações entre o público alvo e os produtos ou serviços a ele disponibilizados.

 

Comunicação e Semiótica

Toda mensagem de Marketing possui três componentes básicos ligados à Semiótica:

  • Objeto (produto a ser anunciado);
  • Signo (imagem que representa os significados);
  • Tradução (significado derivado).

 

Os signos podem estar relacionados a objetos de três formas:

  • Se assemelhando ao objeto;
  • Estando conectado com ele ou sendo convencionalmente ligado a ele. Um símbolo é um signo que através de associações convencionais são desenvolvidos e explorados pelo profissional de Marketing, Publicidade e Design;
  • Se relaciona a um produto/serviço.

 

 


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