O objetivo desse projeto foi o desenvolvimento de Marca para o Geossítio K-Pg Mina Poty e também de 5 painéis com conteúdo inédito. Um projeto desenvolvido pela Eleva BD para a Votorantim Cimentos com participação de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco, geólogos da Geodiversidade e supervisionado pelo Ministério Público.

Briefing

O Geossítio K-Pg Mina Poty é uma área onde foram identificados indícios da catástrofe que extinguiu os dinossauros há 66 milhões de anos. Essa área fazia parte das lavras de mineração exploradas pela empresa Votorantim Cimentos. Nela foram encontrados indícios do impacto causado por um meteorito. Essa descoberta foi feita pelo geólogo Gilberto Albertão. Na Época, início dos anos 1990, ele fazia mestrado na Universidade Federal de Ouro Preto sob orientação de Paulo Martins.

O Geossítio tem como intuito ser referência em Geoconservação no Brasil e no conhecimento do período da transição Cretáceo-Paleógeno. Seu valores são a geoconservação e proteção, a gestão sustentável, a educação e o respeito e compromisso.
O público-alvo do Geossítio K-Pg Mina Poty são estudantes e professores universitários que terão acesso as descobertas e pesquisas feitas no Geossítio e expostas nos cinco painéis ilustrativos elaborados pela Eleva BD.


Place Branding

O primeiro passo foi desenvolver os conceitos da marca em um processo de Place Branding. Nele foram definidos a missão, visão e valores do Geossítio, o posicionamento, a proposta de valor, bem como os níveis de significado da marca em seus atributos, benefícios, personalidade, valores e essência. Com base nisto, ficou definido o nome Geossítio K-Pg Mina Poty, e as diretrizes para a identidade verbal, com slogan e tagline e visual para o desenvolvimento da logo e painéis.

Logo Geossítio K-Pg Mina Poty

Logo Geossítio K-Pg Mina Poty

Símbolo

O Símbolo elaborado para a Logo do Geossítio K-Pg Mina Poty teve suas formas inspiradas no V da Votorantim. Também nas camadas de terra (representado pelo gradiente de cores e pelas divisões existentes na forma). E na forma de crocodilo, representando o crocodilo Guarinisuchus munizi, cuja crânio foi encontrado no Geossítio K-Pg Mina Poty, sendo assim, uma espécie sobrevivente à extinção K-Pg .

Tipografia

Foi escolhida a mesma tipografia utilizada pela Votorantim. Isso devido as suas características sérias e simples. Também para poder ser utilizada em harmonia com a marca Votorantim.

Cores

Amarelo: Atua na logo de forma a destacar a forma do crocodilo. É uma cor que traz energia, dinamismo e positividade a logo.


Laranja: Representa alegria, energia, criatividade, sucesso, encorajamento e estímulo. Além disso em gradiente com o marrom está associado as camadas de terra do geossítio.


Marrom: Nesse caso a cor está ligada aos estudos relacionados a terra do geossítio, o marrom em gradiente com o laranja vem representando as diversas camadas existentes no geossítio. Também é uma cor que traz segurança, conforto e simplicidade a marca.


Cinza: Essa cor está presente na logo visando equilibra-la e trazer a sensação de seriedade, tecnologia e racionalidade.

Painéis

Foram Elaborados 5 Paíneis com conteúdo gerado pelo geólogo e pesquisador Gilberto Albertão, pesquisadores da UFPE, Votorantim Cimentos, Geodiversidade e com revisões, layout e ilustrações da Eleva. Clique: artes de todos os painéis e veja em detalhes cada painel desenvolvido pela Eleva BD.

Estrutura

Além do layout dos painéis, a Eleva também projetou a estrutura de cimento para os mesmos. Essa estrutura foi inspirada no símbolo da Votorantim Cimentos.

Saiba mais sobre o Geossítio K-Pg Mina-Poty neste link:  https://www.votorantimcimentos.com.br/sustentabilidade/geossitio/.

Acesse também as reportagens sobre a inauguração em 07 de novembro de 2018, na Folha de São Paulo e na Revista Super Interessante.