A Eleva desenvolveu a marca Águas do Pinherinho para um projeto socioambiental viabilizado pela Prefeitura de Curitiba. O intuito dessa iniciativa foi de informar as pessoas sobre os processos naturais que seguem acontecendo nos espaços artificiais que são as cidades, salientando as consequências da impermeabilização do solo, da disposição inadequada dos resíduos e das ligações incorretas de esgotamento sanitário, no comprometimento dos recursos hídricos e no aumento da vulnerabilidade à ocorrência de desastres na comunidade. Essa parte do projeto visou a região da bacia do rio Pinheirinho em Curitiba/PR.
Os materiais elaborados são estratégicos para a realização das atividades de educação socioambiental, com potencial de repercutir positivamente no comportamento das pessoas, individual e coletivamente. Conhecer pode ressignificar o fazer.
A decisão da equipe técnica de coordenação do PAC2/SMMA-CURITIBA de desenvolver material próprio para as atividades do PTTSA Pinheirinho teve como base a alta qualidade da produção científica sobre o tema drenagem urbana em contraste com a baixa oferta de materiais de divulgação voltados à população em geral. A busca pela maior eficiência do material didático, a necessidade de chamar a atenção em meio ao bombardeio de informações a que todos estamos submetidos; a instantaneidade da imagem como elemento de comunicação; a surpresa e o encantamento como elementos facilitadores da sensibilização, conceito esse essencial à educação socioambiental, fizeram com que se recorresse aos elementos visuais como porta de entrada para conteúdos importantes na construção da cidadania.
Além da marca, a Eleva desenvolveu os materiais gráficos educativos/informativos como folder, banners, cartilhas, imã de geladeira e pluviômetro.