A Eleva desenvolveu a marca Águas do Pinherinho para um projeto socioambiental viabilizado pela Prefeitura de Curitiba. O intuito dessa iniciativa foi de informar as pessoas sobre os processos naturais que seguem acontecendo nos espaços artificiais que são as cidades, salientando as consequências da impermeabilização do solo, da disposição inadequada dos resíduos e das ligações incorretas de esgotamento sanitário, no comprometimento dos recursos hídricos e no aumento da vulnerabilidade à ocorrência de desastres na comunidade. Essa parte do projeto visou a região da bacia do rio Pinheirinho em Curitiba/PR.

Os materiais elaborados são estratégicos para a realização das atividades de educação socioambiental, com potencial de repercutir positivamente no comportamento das pessoas, individual e coletivamente. Conhecer pode ressignificar o fazer.

A decisão da equipe técnica de coordenação do PAC2/SMMA-CURITIBA de desenvolver material próprio para as atividades do PTTSA Pinheirinho teve como base a alta qualidade da produção científica sobre o tema drenagem urbana em contraste com a baixa oferta de materiais de divulgação voltados à população em geral. A busca pela maior eficiência do material didático, a necessidade de chamar a atenção em meio ao bombardeio de informações a que todos estamos submetidos; a instantaneidade da imagem como elemento de comunicação; a surpresa e o encantamento como elementos facilitadores da sensibilização, conceito esse essencial à educação socioambiental, fizeram com que se recorresse aos elementos visuais como porta de entrada para conteúdos importantes na construção da cidadania.

Além da marca, a Eleva desenvolveu os materiais gráficos educativos/informativos como folder, banners, cartilhas, imã de geladeira e pluviômetro.

Logo

Logo Águas do Pinheirinho desenvolvida pela ElevaBD

Símbolo

O símbolo da logo da Águas do Pinheirinho visou apresentar as formas, relevos, principais rios e quadras da bacia do rio Pinheirinho. Para isso foram utilizados vários tons de cinzas para representar o relevo da bacia, linhas brancas para as quadras e linhas azuis para os rios.

Tipografia

Utilização de fonte tipo bastão, sem serifa, regular, medium e bold, traz no “A” e no”H” a água canalizada em alguns pontos do trajeto dos rios Belém e Pinheirinho.

Cores

Cores Logo Águas do Pinheirinho desenvolvida pela ElevaBD

Azul: Ligada à água e ao céu, simboliza calma, profissionalismo e tranquilidade. Remete aos rios da sub-bacia do Pinheirinho.

Cores Logo Águas do Pinheirinho desenvolvida pela ElevaBD

Cinza: Tecnológico, neutro e diplomático. Transmite autoridade, maturidade, segurança e estabilidade.

Cores Logo Águas do Pinheirinho desenvolvida pela ElevaBD

Verde: É ligado à natureza remetendo a vegetação da área do mapa da sub-bacia do Pinheirinho.

Folder

O Folder foi gerado com o intuito de ser distribuído para as pessoas da região da bacia do rio Pinheirinho. Além de exibir um conteúdo educativo também se mostrou interativo com ilustrações em pop-up 3D.

Apresentou toda a região da bacia hidrográfica com destaque a bacia do rio Pinheirinho para mostrar aos moradores da região as interações dos rios com as outras partes da cidade.

Folder Águas do Pinheirinho desenvolvido pela ElevaBD

Folder Águas do Pinheirinho desenvolvido pela ElevaBD

Folder Águas do Pinheirinho desenvolvido pela ElevaBD

Acesse o folder completo no site da Prefeitura de Curitiba: https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/folder/3137

Cartilha Servidores

Cartilha elaborada com o objetivo de orientar servidores.

Cartilha Servidores Águas do Pinheirinho desenvolvida pela ElevaBD

Acesse a cartilha completa no site da Prefeitura de Curitiba: https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/cartilha-professor/3141

Cartilha GRCs

Cartilha para Orientar GRC (Grupos de Resiliência Comunitária), que é uma organização civil preparada para antecipar, prevenir e responder a situações de risco e potenciais desastres ambientais.
Cartilha GRCs Águas do Pinheirinho desenvolvida pela ElevaBD

Acesse a cartilha completa no site da Prefeitura de Curitiba: https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/cartilha-grc/3143

Cartilha Alunos

Cartilha interativa com jogos, ilustrações e informações para alunos a respeito das interações dos rios, chuvas e o espaço urbano.

Cartilha Alunos Águas do Pinheirinho desenvolvida pela ElevaBD

Acesse a cartilha completa no site da Prefeitura de Curitiba: https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/cartilha-alunos/3142

Banners

Foram desenvolvidos 6 banners com ilustrações e conteúdos informativos.

Banner Águas do Pinheirinho desenvolvido pela ElevaBD

Banner Águas do Pinheirinho desenvolvido pela ElevaBD

Banner Águas do Pinheirinho desenvolvido pela ElevaBD

Banner Águas do Pinheirinho desenvolvido pela ElevaBD

Banner Águas do Pinheirinho desenvolvido pela ElevaBD

Banner Águas do Pinheirinho desenvolvido pela ElevaBD

Pluviômetro

Foi desenvolvido um pluviômetro no qual um adesivo é colado em uma garrafa PET com o objetivo de medir a quantidade de chuva de uma determinada região.
Adesivo Pluviômetro Águas do Pinheirinho desenvolvido pela ElevaBD

Folheto Imantado

Folheto imantado com os principais números de emergência de Curitiba e Região.
Folheto Imantado Águas do Pinheirinho desenvolvido pela ElevaBD